INPI, Sebrae e UFG apresentam projeto que utiliza IA para simplificar registro de marcas


O INPI, o Sebrae e a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizaram, no dia 15 de dezembro, o evento online “Depósito de Marcas com IA”. O objetivo foi apresentar os avanços do projeto que utiliza inteligência artificial para tornar o processo de registro de marcas mais simples, intuitivo e acessível. O encontro também buscou ouvir os usuários e reunir sugestões para o aperfeiçoamento da nova ferramenta.

Na abertura do evento, o Diretor de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas, Alexandre Lopes Lourenço, explicou que a iniciativa pretende facilitar o preenchimento do pedido de registro por parte do usuário. Segundo o diretor, a expectativa é que os pedidos sejam apresentados de forma mais adequada, contribuindo para a melhoria da qualidade das decisões sobre marcas.

O analista técnico da Unidade de Inovação do Sebrae, Agnaldo Dantas, destacou que a simplificação do processo é especialmente relevante para pequenos negócios e pessoas físicas, que representam parcela expressiva dos solicitantes de marcas no país. De acordo com Dantas, o uso de ferramentas mais intuitivas pode reduzir erros no preenchimento e aumentar as chances de sucesso no pedido.

Durante a programação, o coordenador-geral de Governança Setorial da Diretoria, Rafael Gerardo, apresentou um panorama geral do projeto, que integra o Plano de Ação 2025 do Instituto. A iniciativa prevê, como principais entregas, um formulário inteligente para o depósito de marcas, voltado aos usuários, e ferramentas de busca com inteligência artificial para apoiar o trabalho dos examinadores do INPI.

Protótipo

Durante o evento, a UFG apresentou o protótipo do formulário inteligente, que será usado pelo público. Entre as funcionalidades apresentadas, estão: o apoio da inteligência artificial na classificação de produtos e serviços, a análise prévia de possíveis impedimentos ao registro, a possibilidade do depósito da mesma marca em diferentes classes com um único envio, a análise prévia de possíveis impedimentos ao registro e a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) ao fim do processo.

O projeto “Registro de Marcas com Inteligência Artificial” é desenvolvido em parceria pelo INPI, Sebrae, UFG e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a inovação, a melhoria da experiência do usuário e o fortalecimento do sistema de propriedade industrial no Brasil.Categoria

Fonte – GOV BR

link da fonte https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/inpi-sebrae-e-ufg-apresentam-projeto-que-utiliza-ia-para-simplificar-registro-de-marcas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja Também:

Posso ajudar?